Buscando prazer à mesa temperado com ética. Conheça Les Éthicuriens

Foto Cristiane Araújo

Maratona diferente: de maio passado a este mês de setembro um casal percorre a França mapeando quem se dedica à alimentação sustentável: produtores, chefs de restaurantes, criadores, comerciantes, start-ups, cidadãos comuns.

Mélody Schmaus e Mickaël Giunta criaram o movimento Les Éthicuriens, espécie de investigadores para encontrar aqueles que se preocupam com uma comida saudável, baseada na ética do manejo dos alimentos e no epicurismo, a corrente filosófica do grego Epicuro de busca da felicidade. Para isso, juntaram as duas palavras – poderíamos chamá-los, em português, de eticuristas?

Eles gravam entrevistas com os protagonistas desse verdadeiro Tour de France gastronômico, que podem ser vistas em seu site Les Éthicuriens. Para Mélody e Mickaël, seu objetivo principal é aprofundar a compreensão das duas filosofias, sobretudo dedicando ao epicurismo seu verdadeiro sentido de sabedoria, não a da glutonaria pura e simples. Eles citam o autor Pierre Rahbi e sua definição de “sobriedade feliz” como inspiração. Por falar nisso, Les Éthicuriens é uma boa inspiração por aqui, não?

Anúncios