Talento com atitude: a chef Janaina Rueda muda a merenda escolar

 

Seguindo os bons passos do chef inglês Jamie Oliver, que iniciou um ambicioso programa em seu país para abolir a má qualidade do que era servido às crianças inglesas na escola, a chef Janaina Rueda está à frente do novo programa para Merenda Escolar do Estado de S. Paulo. É uma notícia excelente: saem nuggets, salsichas e carnes enlatadas responsáveis pela obesidade infantil e entram nos pratos dos estudantes carne de panela, refogado de carne moída, feijoada, frango à caçarola, estrogonofe, cuscuz de frango, peixada, macarrão com molhos gostosos e uma opção vegetariana que mudará a cada 15 dias, como arroz com lentilha, ovo ao molho e salada de beterraba.

Conhecida pelo seu Bar da Dona Onça e mais recentemente pela A Casa do Porco junto com o marido, Jefferson Rueda, essa determinada e talentosa chef de cozinha oferece um exemplo digno de ser imitado nos outros estados brasileiros. Inicialmente o programa, em parceria com a Secretaria de Educação, vai abranger as escolas da capital e em seguida, até 2018, estendido às cinco mil escolas de todo o Estado. Para isso, Janaina vai treinar cerca de 7500 merendeiras na ETEC Santa Efigênia, no centro de S. Paulo, visando alcançar os 1,8 milhão de alunos da rede.

A chef já vem testando alimentos in natura como acelga, couve, frutas sazonais, miúdos, lentilha e paleta suína, entre outros, bem recebidos pelos alunos, e retirando boa parte dos alimentos industrializados. “Quanto menos processados forem os alimentos, mais ricos em vitaminas e minerais eles serão. E menor também será a concentração de sódio, gordura e açúcar. Além disto, usando produtos frescos, estaremos mais próximos da nossa cultura alimentar”, explica Janaina, que desde já merece um prêmio em reconhecimento à sua bela iniciativa.

Outra vertente do projeto será a elaboração da Cartilha da Alimentação Escolar, que reunirá o programa agora anunciado, os produtos usados, as receitas desenvolvidas pela chef Janaina Rueda e a importância do hábito de cozinhar para a formação de hábitos alimentares saudáveis. Este material será produzido pela jornalista Luiza Fecarotta e todas as receitas estarão disponíveis no site da secretaria e redes sociais.

Anúncios