O recorde do Vale dos Vinhedos

Vale dos Vinhedos

Quase 400 mil visitantes em 2015: este é o balanço do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, região que desenvolve o enoturismo a um ritmo que a chumbada economia brasileira desconhece. O aumento em relação ao ano anterior foi de 34%, superando as expectativas da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), que esperava não mais de 10% a 15%. Um recorde, quase 10 vezes mais, por exemplo, que os visitantes de 2001.

A bela região abrange trechos dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul e ali se encontram bons hotéis, comida gostosa, eventos obviamente ligados ao vinho e outras atrações típicas (a programação está no site www.valedosvinhedos.com.br. A maioria dos quase 400 mil visitantes é formada por brasileiros, com 92% do total, procedentes em sua maioria dos estados das regiões Sul e Sudeste. Os 8% de estrangeiros estão representados, principalmente, por norte-americanos, franceses, alemães, italianos, portugueses, uruguaios e argentinos. Uma conquista e tanto dos descendentes de italianos que ali fizeram sua segunda pátria e recebem muito bem os turistas. Em tempos de dólar nas alturas é uma boa opção subir a Serra Gaúcha.

Colheita Simbólica no Vinhedo do Mundo - Foto Daniel Anderson - Divulgação

Lá, além de bebericar os vinhos locais, com destaque para os bons espumantes, um dos passeios mais simpáticos é ao Instituto R. Dal Pizzol, que mantém o Vinhedo do Mundo, coleção com 400 variedades de uvas de 30 países dos cinco continentes. Está junto ao Ecomuseu da Cultura do Vinho, localizado na Rota Cantinas Históricas, em Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves. Há pouco ocorreu ali a colheita para o Vinum Mundi, elaborado com nada menos de 165 uvas diferentes. O Vinhedo do Mundo pode ser visitado de segunda a sexta, das 9h às 11h40min e das 13h30min às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h30min. Para grupos é preciso agendar reserva pelo telefone 54 3449 2255 ou e-mail dalpizzol@dalpizzol.com.br

Anúncios