Uma deliciosa torta invertida com maçã e cachaça

Experimente fazer uma das mais famosas receitas francesas, a Tarte Tatin, com um toque bem Brasil de cachaça. Sua base é a massa folhada, difícil de ser elaborada em casa, mas que pode ser comprada pronta em supermercados e mercearias especializadas. Normalmente são vendidas congeladas e basta seguir as instruções na embalagem para o uso.

Comece cortando 3 ou 4 maçãs vermelhas ou verdes em fatias, com as cascas (ficam mais bonitas), deixando-as em água com limão para não escurecer. Coloque uma boa colherada de manteiga sem sal numa frigideira, mais uma xícara de açúcar cristal ou mascavo, duas colheres (sopa) de água e faça um caramelo, em fogo baixo. Acrescente as maçãs e flambe com uma dose de cachaça branca ou, se preferir um gosto mais acentuado, simplesmente adicione cachaça envelhecida, sem flambar. Deixe mais alguns minutos, mexendo delicadamente, e então disponha as fatias em uma forma redonda, com todo o caramelo.

Corte a massa folhada em tamanho circular um pouco maior que a forma e estenda-a por cima. Aperte as bordas para dentro. Em seguida, leve ao forno a 200°C por 25 a 30 minutos, até dourar bem por cima. Retire e após alguns minutos, ainda quente, vire a torta com cuidado em um prato, usando pano ou luvas apropriadas. É por isso que os franceses a chamam de tarte reenversée, ou torta invertida. Bon appétit!

Anúncios